Selecções Africanas no Mundial: Costa do Marfim


Eis outra equipa africana estreante em grandes palcos do futebol mundial.
A Costa do Marfim travou uma luta acesa com os Camarões para uma das vagas no mundial e garantiu a sua presença no minuto 94 do jogo entre os Camarões e Egipto, quando Pierre Wome falhou um penalty que, convertido, colocaria Eto´o e companhia na Alemanha. Sendo assim, a brilhante carreira da melhor equipa africana do momento, ficou coroada com a entrada no maior palco do futebol mundial.
Comandados pelo avançado do Chelsea, Didier Drogba, os Elefantes conseguiram sete vitórias, um empate e duas derrotas(ambas frente aos Camarões de Artur Jorge) na fase de grupos. Jogando em 4-4-2, a defesa é composta por jogadores muito fortes onde se destaca Kolo Touré e Eboué, ambos do Arsenal, o central Meité, o experiente Domoraude ainda o lateral esquerdo Arthur Boka, muito veloz e muito forte no um-contra-um.
No meio-campo sobressai Zokora, jogador com uma cultura tática acima da média, muito forte nas transições, com boa leitura de jogo. Nas alas a velocidade de Keita e Kalou (PSG) é um quebra-cabeças para os defesas contrários e na frente, Drogba dá luta em todos os lances, impressionando pela sua força mas também pelo oportunismo na hora da decisão.
Comandados pelo feiticeiro Henri Michel, o Elefantes entraram com o pé esquerdo no mundial, perdendo frente a poderosa Argentina por 2-1 mas mostrando um futebol agradável, criando várias oportunidades para marcar. Acabaram por ser infelizes na hora de decidir pelo remate, onde aliás a Argentina mostrou-se mortífera.
O apuramento está mais difícil mas ainda é possível sonhar, apesar de os Elefantes estarem inseridos no grupo da morte, a par da Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro.

Sem comentários: