O vedetismo de Cristiano Ronaldo


Cristiano Ronaldo é, sem dúvida, um jogador extraordinário. Tem possibilidades de ser um dos melhores jogadores do mundo...mas ainda não é!

Não é, porque ainda lhe falta ser um grande Homem. A um grande jogador não basta fazer dribles fabulosos, marcar golos fantásticos ou efectuar cruzamentos teleguiados...Um grande jogador precisa de ter consciência do papel social que a sua profissão acarreta, precisa de actuar com profissionalismo e, sobretudo, precisa de respeitar os seus adversários!

Nos últimos dois jogos da Selecção Nacional, Ronaldo mostrou uma excessiva imaturidade, respondendo com agressoes às entradas mais duras dos seus adversários. Mas mais do que esta imaturidade (repetida consecutivamente), o que mais me revoltou foram as declarações de C.Ronaldo no final do embate com o Luxemburgo:

«Posso mostrar como ficou a minha perna... Os rapazes estavam a entrar muito duro, mas claro que isso não justifica a minha reacção intempestiva»

Embora Ronaldo reconheça que nao agiu da melhor forma, algo não me soa bem nestas declarações. Cristiano Ronaldo refere-se aos jogadores do Luxemburgo como "os rapazes". Isto demonstra, a meu ver, uma excessiva arrogância,ideia de superioridade e, pior, um enorme desrespeito por um grupo de colegas de profissão que dão o seu melhor, apesar de não terem as qualidades futebolísticas do "17" português. Ao referir-se aos seus adversários como "os rapazes", Ronaldo parece mais estar a falar de um grupo de jovens de um qualquer bairro que se juntaram para jogar a bola, do que aos jogadores de uma Selecção que defendem as cores do seu país..

É por isto que C.Ronaldo ainda não é um dos melhores jogadores do mundo. Porque, por muito espectáculo que dê nos relvados, ainda lhe falta a classe de um Zidane ou de um Luis Figo. Ronaldo teve uma ascenção meteórica como futebolista. Desde a sua extraordinária exibição frente ao Man Utd no jogo de Inauguração do novo Estádio José Alvalade, passando pelo fantástico Euro2004 que realizou, até às exibições nos estádio ingleses, Cristiano Ronaldo desenvolveu-se muito enquanto futebolista. Falta-lhe agora desenvolver-se também como Homem, para perder os seus tiques de vedeta e aprender as responsabilidades que o seu prestígio lhe traz..só assim se poderá tornar num dos melhores jogadores do mundo. Oxalá comece já neste Mundial...!

Sem comentários: