Pauleta...e mais 10



«Tenho 46 golos, foram todos em jogos a brincar? Ninguém se lembra que marquei ao Brasil, à Inglaterra??? Já sei que o tratamento que algumas pessoas me dão é sempre diferente do que dão a outros»

Foi assim que Pedro Pauleta reagiu aos (muitos) críticos que tem no nosso país, que frequentemente questionam as capacidades daquele que é "apenas" o melhor marcador de sempre da Selecção Nacional... E reagiu muito bem!!!

Sou fã de Pauleta! ...na sua simplicidade, construiu uma carreira sólida, onde os números e os premios falam por si: melhor marcador da 2ª Liga Espanhola, varias vezes melhor marcador da 1ª Liga Francesa, considerado por duas vezes como o melhor estrangeiro a actuar em França. Foi-se afirmando no futebol (nacional e internacional) e, aos poucos, foi-se tornando numa peça fundamental da nossa Selecção.

Um país considerado pelos especialistas(?) como o campeão do mundo do futebol sem balizas, a quem apenas faltava um finalizador, alguem capaz de concluir as belas jogadas dos criativos da equipa encontrou em Pauleta um ponta-de-lança de classe mundial!

Então porquê tantas críticas? Temos finalmente aquilo que sempre exigimos! Porquê tanta contestação a Pauleta? Porquê tantas frases do género «Só marca quando não é preciso!"; "Nos grandes momentos não está lá»; «Contra Liechensteins, Cabo Verdes e Estónias também eu marcava», etc., etc...
Será porque um simples açoriano, sem ligação a qualquer um dos clubes grandes de Portugal, teve a ousadia (e a habilidade) de ultrapassar o número de golos de Eusebio da Silva Ferreira? Ou será porque nao tem o estilo e o "à vontade" de outros, como C.Ronaldo e Nuno Gomes, para fazer publicidade, auto-promover-se em revistas...? Porque é que Nuno Gomes, que por muito bom jogador que seja, não alcançou metade do que Pauleta já conseguiu no futebol, é visto como um injustiçado, que merecia a titularidade na equipa das Quinas, e o avançado do PSG e visto como um oportunista?

Mas será mesmo verdade que Pauleta só marca quando os jogos são a brincar? Assim de repente recordo uma exibição de sonho na Holanda (dois golos importantissimos para a qualificação de Portugal para o Mundial 2002), um Hattrick frente a Polónia num Mundial 2002 onde todos os outros jogadores desiludiram, golos a Brasil, Inglaterra...

E mesmo que só marcasse frente a adversarios de menor valia? ...a verdade é que os marca... Está lá para concretizar! Também nesses jogos, erradamente considerados "ganhos à partida", é necessário que os jogadores se dediquem ao máximo para conseguirem obter a vitória e os golos... E nisso Pauleta é insuperável!

No último Sábado, em mais um desses "jogos a brincar", Pauleta marcou mais 3 "golos a brincar". Mas, mais que isso, Pauleta correu como nenhum outro jogador de Portugal nesse jogo! Frente a Cabo Verde, Portugal foi Pauleta e mais 10! Será que sem os tais "golos a brincar" do ponta de lança açoriano teriamos vencido o jogo?

Sou fã de Pauleta. Admiro a sua simplicidade, admiro o que já alcançou na sua carreira... e admiro-o por tudo o que tem de ouvir sempre que joga pela nossa Selecção! Que faça um grande Mundial (um Mundial ao seu nível... é o suficiente) para provar que é, de longe o melhor ponta-de-lança que vestiu a camisola de Portugal nos últimos (largos) anos!

Sem comentários: