Olimpicamente humilhados

Permitam-me discordar em relação ao Fortes. O homem estava a usar um pouco de humor (e nem sequer foi negro). E não me venham com as histórias da "representação nacional" porque, com as devidas excepções dos habitualmente vencedores, ninguém liga nenhuma a estes homens e mulheres durante quatro anos. Para sofrer a censura dos ditadores nacionais, ficava em Pequim e mandava-os todos levar no rego! Até porque lá devem ter condições para treinar.

Bem piores foram os vários exemplos dos "nossos" governantes. Laurentino falou de "jogar", como se estivesse a comentar uma partida de futebol. Vicente Moura demitiu-se, depois desdemitiu-se e ainda se desculpou pior do que a nossa bela Telma.

No futebol todas as semanas os treinadores desculpam-se com os árbitros. Porque é que nas outras modalidades temos de ter um parâmetro mais "elevado"? Jornais, comentadores, painelistas. Se a selecção nacional de futebol for "roubada", quem é que não se desculpa com o árbitro?

Jornais, comentadores, painelistas. Gostava de saber quantos sabem como voa um volante no badminton. Aliás, gostava de saber quantos sabem o que é um volante. Mesmo assim humilharam o rapaz que disse que no lado do campo onde jogou sentiu muito vento.

Jornais, comentadores, painelistas. Gostava de saber quantos sabem o que é montar um cavalo. Mesmo assim humilharam o rapaz que disse que o cavalo "sentiu medo dos ecrãs que estavam no recinto".

Parecem, de facto, desculpas esfarrapadas. Mas e que tal se tentassem ao menos perceber o porquê das declarações antes de os humilharem??

Para mim, mais do que as medalhas ficam as lágrimas do Gustavo Lima. Só elas valiam os "15 milhões" de "subsídios" e "pagamentos" do Estado.

14 comentários:

Gp disse...

Zé,

as declarações do Marco Fortes, antes de humorísticas, são uma vergonha para ele e para Portugal. Na comparação com os apoios disponibilizados à Vanessa Fernandes e restantes atletas de nível 1, o Fortes até pode ter alguma razão: mas o que ele disse vai muito para além do mero humor. É uma vergonha.

E é, sem dúvida alguma, a pior, a mais desmiolada e a menos profissional declaração de todos os atletas portugueses nestes jogos.

jnb disse...

como já disse discordo. menos profissional foi, por exemplo, a jessica augusto, que não correu os 10.000 pq "não tenho hipótese contra as africanas". O Fortes lançou, não passou, e usou o humor como metáfora para uma má manhã. É certo que era escusado fazê-lo, mas se vires o video ele até está a sorrir qdo diz isso. Claro que o nosso sentido de humor é tanto maior, quando maiores forem as vitórias (ou menores as derrotas), por isso não caiu bem em ng. Mas a mim custou-me bem mais ouvir a bela Telma desculpar-se dos árbitros, ou a Jessica a não querer correr por causa das fortes africanas.

jnb disse...

outra coisa: falta de profissionalismo não. qto muito demasiado amadorismo. e isto não tem nada a ver com os apoios do Estado.

ESD disse...

concordo com tudo o que disse o ze. este país está mal habituado. muito mal mesmo. basta portugal entrar numa competição qualquer e todos já querem o primeiro lugar. estes atletas que foram a pequim, só foram lembrados (a excepcção dos que chegaram com estatuto de favoritos) nestes dias. de resto, durante os últimos quatro anos, ninguém sabia quem eram. por acaso vocês sabiam que a ana cabecinhas, que ficou em 8º na marcha, era para não ser seleccionada, apesar de ter conseguido os mínimos para lá estar??? porque o compradrio e a podridão estão bem enraizados na federação. ela só foi porque insistiu e ameaçou recorrer a instâncias superiores, porque queriam colocar alguém que ficou atrás dela nas provas nacionais. apenas foi desilusão as participações da naíde e da telma, dos outros, era o que se estava a espera, e algunas até conseguiram ir além do esperado. na natação, tirando o tiago venâncio,a prestação foi muito boa. a sara moreira bateu vários recordes nacionais.

quanto ao marco fortes, é alguém que leva a vida semre de bom humor e quando disse o que disse, foi nesse sentido, mas como neste país parece que ninguém tem sentido de humor, cairam logo em cima dele. o que tem a ver as suas palavras com as suas prestações?? foi por ter dito aquilo que não conseguiu os objectivos??? na hora de criticar, o que não falta são paineleiros feitos a pressão a frente das câmeras de TV a debitarem asneiras, quando muitos deles nem conhecem a modalidade de que estão a falar. Devia-se pedir a demissão do vicente moura, que apontou para 11 medalhas. será que pensou que tinha lá a equipa de futebol????

este país, como disse, está mal habituado. comparando com o que os outros têm para treinar e os que os portugueses têm, os resultados não podiam ser outros.

mas aqui quere-se é resultados. não interessa se é preciso ter uma pista coberta de atletismo para os atletas desenvolverem o seu trabalho.

Pedro Marques disse...

coitadinho do Gustavo Lima..tem de treinar sozinho, ninguem quer andar de barco com ele
:-(
sugiro que no Projecto Olímpico Londres 2012 parte do investimento seja gasto num boneco insuflavel para andar ao lado do Gustavo Lima qdo ele estiver a treinar pela Marina de Cascais

Pedro Marques disse...

ah..e o fortes disse, de facto, aquelas palavras na brincadeiora
..alias, ja na vespera de entrar em competiçao o tinha dito "que de manha geralmente estava bem era na caminha, mas vamos la ver se consigo acordar cedo", para além de ter dito, tb na brincadeira, que os adversários "eram grandes mas não eram Fortes"

disse-o na brincadeira, mas de facto saiu-lhe mal...devia ter mais cuidado com as palavras, especialmente após a eliminação, mas a sua frase foi aproveitada como "bode expiatório" para a nossa prestação

prestaçao que, afinal de contas, foi a melhor de sempre, como se vangloriou ontem, de forma tao ou mais ridicula do que a caminha do outro, o comandante vicente moura, esquecendo por completo os objectivos levados à partida para Pequim...mas querem fazer de nós mais parvos do que já somos???

P.S.: ainda ninguem falou do Paulinho q andou 4 anos a receber 10 mil euros por mes e uma semana antes dos JO descobriu q as olimpiadas iam ser em Pequim, e que em Pequim o clima não é o melhor para a asma que ele nunca teve mas que vai passar a ter?

Pedro Marques disse...

Ah...e já agora que outra parte do investimento para o Projecto Olímpico Londres 2012 seja para pagar um curso intensivo à Naide Gomes no Call Center da Portugal Telecom, para ver se a moça aprende a fazer chamadas!!! (esta foi, de longe, a melhor piada que ouvi sobre os JO)

Gp disse...

Muito boa, essa piada da Naide.

Foram muitos os atletas que resolveram asneirar após a eliminação. Não se esgota no Fortes, no Paulinho, na Telma ou na Jéssica.

O Arnaldo Abrantes também resolveu entrar nas anedotas, com o bloqueio perante o público e o "banhozinho" para depois ir para casa descansar; a Vânia Silva disse não ser dada a competições daquelas (então o que foi fazer a Pequim? Descobrir essa verdade?); e o Miguel Duarte queixou-se da histeria da égua (pelo menos foi criativo).

Concordo: os dirigentes estiveram e estão a comportar-se pior do que os atletas. Mas desculpar o Fortes apenas pelo humor das suas palavras é fugir à questão essencial: gastou-se muito dinheiro nestes Jogos, devido à megalomania de quem é responsável pela comitiva, talvez; alguns atletas não tinham condições para participar nas Olimpíadas, atingiram os mínimos mesmo em cima da data limite, não podiam competir ao mais alto nível...

Se o dinheiro está mal distribuído, como alguns sugerem e acusam, o problema é ainda maior. Mas não é com humor que se resolve: é com humildade e responsabilidade.

jnb disse...

Marques,

nas lágrimas do Lima, onde tu vês lamúrias, eu vejo prova de esforço e amor ao desporto;

onde vês andar de barco, eu vejo competição de vela;

onde vês o elitismo da Marina de Cascais, eu vejo gosto pelos desportos naúticos.

onde vês bonecos insufláveis, eu veria cagalhões flutuantes ou sereias bronzeadas.

Gui,

Quanto ao "muito dinheiro" e à "megalomania", discordo em absoluto. O desporto amador DEVE ser apoiado pelo Estado, e a larga maioria dos que foram "passear" a Pequim são amadores. Fizeram minimos e não deviam ir porquê??!! Recordo que o Èvora ficou em 40º na Grécia, e 4 anos dp foi o que se viu. Quem sabe se alguns destes que foram "passear" e ficaram "bloqueados" pelo público, daqui a 4 anos não fazem uma gracinha? Já para não dizer que o ecletismo da nossa participação pode ter o condão de promover algumas modalidades "menos convencionais".

A lógica do "fizeste minimos, mas não vais porque não tens hipóteses" era pra levar meia dúzia de atletas, todos profissionais e potenciais ganhadores, e acabar com a mama do Estado?? Se sim, respeito, mas, como já disse, discordo!

Unknown disse...

Zé,

é precisamente isso: levam-se os atletas profissionais, capazes do melhor, que se preparam não apenas para os Jogos mas em permanência para as competições nacionais e internacionais nas quais participam.

17 milhões de euros, para 2012, é muito dinheiro. O desporto amador tem de ser apoiado, claro, mas previamente aos Jogos. Ou consideras que esta é a melhor forma de apoiar os atletas amadores? Pagar-lhes uma mensalidade, viagens e estadia em Pequim e afins?

As verbas têm de ser investidas para que exista retorno. Neste caso, por mais falsas-verdades que os dirigentes olímpicos venham colocar nos jornais, o retorno foi escasso.

Afinal de contas, uma medalha de ouro chegou para transformar, milagrosamente, um resultado catastrófico do grupo olímpico (com direito a pedido de demissão e tudo, como sabes), no "melhor resultado de sempre"...

E quanto às declarações, continuo boquiaberto perante a tua opinião: com o dinheiro que foi gasto na participação dos atletas desbocados, não te sentes, no mínimo, assaltado, enquanto contribuinte, quando lês e ouves frases daquelas, vindas de gente com tal responsabilidade? E o sentido de dever e respeito perante o País? Onde ficam?

jnb disse...

Pagar uma mensalidade aos atletas parece-me justo na medida em que compensa os que têm melhores resultados. sem a estadia e passagens, talvez meia-duzia estivessem presentes, e acho que ng quer isso, logo tb concordo. agora para saber se a verba é excessiva ou não, gostva de ler um bom artigo onde explicassem COMO são distribuídos os tais milhões.

retorno escasso, talvez. mas talvez pq os dirigentes tenham colocado a fasquia demasiado elevada. de resto, acho que o maior retorno se alcança no futuro. é dos jovens que pode vir o retorno. Desporto faz bem ao corpo é à mente, e deve ser apoiado!

Dou um exemplo. Na natação batemos uma série de recordes nacionais, mas nenhum conseguiu passar às meias-finais. Devíamos "cortar" nas despesas, e deixar os nadadores (todos amadores, diga-se) em casa? recordo que o Évora não bateu o seu recorde pessoal, por exemplo.

jnb disse...

Quanto às delcarações, já manifestei a minha opinião. Houve algumas infelizes outras estupidas, de cabeça-quente, mas a forma como atacaram certos atletas (Fortes, por exemplo) foi muito baixa. escreveram-se artigos nos jornais a comparar os olimpicos com a selecção de raguebi. Os "maus" (olímpicos) representam o comum português: contenta-se com pouco, mal-educado, e sem sentido de dever cívico. Os "bons" (raguebistas) representam o português ideal: esforçado, lutador, confiante e com amor à pátria. Por causa de 5 ou 6 declarações!

os mesmos paineleiros que todas as semanas passam uma hora a falar de árbitros num programa televisivo HUMILHARAM os olimpicos por causa de meia-duzia de frases estupidas. Quer dizer, eles podem ir todas as semanas pra televisão dizer merda e inflamar o desporto (futebol), mas os atletas é que são o exemplo do mau desportivismo e da falta de cultura desportiva nacional. isto indigna-me 450 mil vezes mais do que a caminha do Fortes.

O "Estado vai-me ao bolso" quando aprova projectos urbanísticos por baixo da mesa, quando me obriga a comprar um chip pra controlar em que estradas ando, qdo constrói auto-estradas por cima de auto-estradas para “dinamizar o interior”, qdo distribui kits autonómicos em vésperas de eleições, qdo faz “obras estruturais” incompletíssimas, e sei lá que mais. A lista é tão extensa que podia ficar aqui a noite toda. Agora, 15 milhões em capital humano para umas olimpíadas de 4 em 4 anos não me parece que afectem muito o bolso dos contribuintes (mesmo admitindo que, vá lá, 20% dos olímpicos vão lá passear e mamar a mesada).

Pedro Marques disse...

Zé,
a questão não são os resultados alcançados em si...são resultados perfeitamente normais...pessoalmente eram os q esperava (contava com uma medalha da naide..tds os outros foram os resultados normais)..

..a questão são as expectativas criadas À volta deles, as expectativbas dos proprios, as expectativas dos dirigentes do COI..e dps a fasquia, colocada demasiado alta, obvciamente não foi atingida..e a culpa não era de ninguem

que seja entao do Fortes, que comçou na brincadeira, mas dps começou a ridiculamente, a defeder o indefensável...que seja da Telma, q começou a dar entrevistas a revistas cor-de-rosa...q raio de "amadorismo" é esse? que seja do vicente moura, que diz q portugal vai la p alcançar 60 pontos (os pontos sao dados as classificaçoes entre 1º e 8º) sai de la com uns 20, e com a lata de dizer que "foi a melhor participação de sempre"...tb era melhor que não tivesse sido....com tanto dinheiro à sua disposição!
Amador era o Carlos Lopes, que treinava na 2ª circular!!!

jnb disse...

100% de acordo