Sporting 07/08: como desvirtuar uma equipa em 2 meses...

Nova época, novas contratações, novas esperanças...

O Sporting apresenta-se para esta nova temporada assumindo-se como candidato a ganhar tudo a nivel interno e a fazer melhor figura na UEFA Champions League..(sim, ao contrário do amigo lampião milhafre Gui Pires, não quero desde já começar a arranjar desculpas para uma eventual má época..) Se o Sporting não ganhar Campeonato ou Taça de Portugal esta época, será uma temporada para esquecer...

Apesar disso, sou peremptório em afirmar que não me identifico com o plantel do sporting para esta temporada..a equipa que na última época encantou os sportinguistas com a sua juventude e força de vontade, com um "onze" baseado em jogadores portugueses, desvaneceu-se em menos de nada com as saídas de Nani, Caneira, Ricardo, Tello (...até da saída do Miguel Garcia tenho pena)..enfim..sou um nostálgico, um sportinguista da "velha guarda" que não é capaz de crititcar os seus jogadores e a eles se afeiçoa, mesmo quando dão pelo nome de Bueno ou Alecsandro...

A aposta, ao contrário dos rivais, que preferiam argentinos e paraguaios, recaiu no mercado de leste, tentando o Sporting, mais uma vez mostrando todo o seu ecletismo e dimensão mundial, reconstituir a Juguslávia no seu plantel (para já temos um Montenegrino, um Sérvio e um Croata)

...para mim todos eles são incógnitas e, por agora, digo que preferia ter exactamente o mesmo plantel da época passada, com os "buenos" e os "garcias" que já me tinha habituado a ver todos os fins-de-semana...

..mas certamente voltarei a estar em Alvalade todos os jogos, a sofrer e a vibrar com as cabeçadas do Purovic, com as arrancadas do Vuckcevic, com os passes a rasgar do Izmailov, com os remates em rosca do Derlei, com os alívios do Gladestone, com as defesas do Stoijkovic mas, sobretudo, com a magia do Moutinho e com os golos e a entrega do Liedson!

...e o sofrimento começa já no Sábado, na Supertaça, frente ao FC Porto...

P.S.: esqueci-me de referir a satisfação por ver mais uma pérola a despontar..Adrien promete
(este post ficou demasiado sério..peço desculpas...)

2 comentários:

Silvares disse...

"com um "onze" baseado em jogadores portugueses, desvaneceu-se em menos de nada com as saídas de Nani, Caneira, Ricardo, Tello..." Tello? Esse taralhôco bem que nos entalou e temos de andar agora a achar um lateral esquerdo porque o "português" Tello foi arejar a peida para as bandas da Turquia. Um sportinguista deste calibre bem pode ir embora que, pelos vistos, não faz tanta falta como se pensava. Também prefiro um plantel mais "sportinguista". Dá gosto ver a forma como o Moutinho defende a camisola (como dava gosto ver o Carlos Martins marcar um golito muito de vez em quando). As aquisições do SCP para esta época são, como não poderia deixar de ser, aquisições tipo saldo. Não há dinheiro não há palhaços. Noutras bandas parece haver dinheiro suficiente para grandes palhaços... a ver vamos.
Saudações leoninas.

ESD disse...

Concordo com o Marques. Acho que o plantel do Sporting está mais fraco que o do ano passado. Há quem defenda o contrário, caso do lampião Pires. Mas isso é porque ele recusa-se a aceitar que o FC Porto será tri-campeão. Não quer o título no Norte. Mas ele sabe que é uma inevitabilidade. Logo a sua forma de lidar com essa derrota é negando a vitória O FC Porto, atribuindo-o ao Sporting.
No Sporting o Had não é lá grande coisa, o mesmo se aplica ao Pedro Silva. O Caneira dava outra segurança defensiva, que estes todos não irão dar. Lá a frente a coisa continua a mesma. Acho que o Sporting está mais fraco. Mas pelo menos está mais forte que o Benfica.