Quaresma "reforça" FC Porto


A notícia que mais esperava neste defeso acaba de sair: Quaresma abanona o FC Porto e vai ingressar no Inter, treinado por Mourinho.

Se ele, o FC Porto fica mais equipa, perdendo, como é óbvio, em fantasia.

Mas o futebol moderno já não compadece com tanta fantasia.

Pelo que me lembro, foi o único jogador muito bem amado no Dragão a ser assobiado. Por aqui se pode ver até onde já estava a paciência dos adeptos do FC Porto em relação ao Quaresma.

Os que vêm só fantasia e bonitos golos e assistências (era o marcador de cantos e livres do FC Porto), virão aqui crucificar-me e chamar-me de louco.

Quaresma tornou-se num problema para o FC Porto desde que Jesualdo chegou a Invicta, uma vez que o jogador nunca respeitou o treinador. Várias foram as vezes em que, chamado à atenção pelo seu posicionamento ou por uma jogada mal feita, dirigiu-se mal ao treinador que também "nunca os teve no sítio" para o pôr no seu lugar como fez Adriaanse

Quaresma no FC Porto era um jogador que desequilibrava pelos dois lados: quando tinha a bola e dada a sua capacidade técnica, podia resolver jogos (foram poucos os que resolveu com o seu individualismo), mas também desequilibrava a equipa, uma vez que é muito mau tacticamente e não defende. Muitos foram os golos que o FC Porto levou pela sua desplicência em passes e muitos foram os golos que o FC Porto ficou de marcar pelo seu individualismo, por tentar resolver tudo sozinho. Muitas foram as bolas perdidas na 1ª zona de construção e que poucas vezes deram em golo do adversário porque a equipa soube anular essas investidas.

Sem ele o FC Porto ganha em equipa, em posicionamento táctico, em equilibrio. Perde em fantasia mas quando essa fantasia não é colocada ao serviço do colectivo, ela acaba por prejudicar a própria equipa.

A única época excepcional que fez ao serviço do FC Porto foi com o Co Adriaanse que o meteu no banco, quando não quiz ouvir o holandês. Quando viu que a coisa não ia lá assim, começou a fazer o que o treinador lhe pedira e ameaçou o record de assistências do mítico Drulovic. Ou seja, quando jogou para a equipa, foi o que foi: um desequilibrador.

Muito se tem falado na sua saída desde que ingressou no FC Porto mas até hoje nenhum clube de nomeada tinha pegado nele, exactamente pelo receio de vir a ser um flop, uma vez que o futebol não é só cuecas e cabritos e trivelas.

Mourinho insistiu e levou-o. Espero que o ponha a jogar para a equipa, porque se isso acontecer, aí sim, será um desequilibrador. Caso contrário, será mais uma promessa adiada do futebol lusitano.

4 comentários:

Pedro Marques disse...

O Porto deixa fugir um desiquilibrador, capaz de resolver, por si, um jogo, que marcava pelo menos meia duzia de golos por época e que, por mais que o acusem de ser idividualista, valia no minimo 10 assistencias por epoca

...num jogo como foi o da Luz, com os espaços que o Benfica concedia no seu meio-campo, quaresma teria dado cabo daquilo

A única justificação para esta transferencia é o jogador estar descontente no clube...não fosse isso, teria sido um pessimo negocio
assim os valores ate sao interessantes (naturalmente nunca na vida ninguem daria 40 milhoes)...resta saber a falta que ele vai fazer

jnb disse...

ainda vais chorar muito pelo ciganito. demasiada força mecânica tb faz mal à vista. o Quaresma era o maior desiquilibrador do campeonato. Com ele o Porto teria ganho na Luz.

Sem ele, o Porto perde arte e perde alguém que resolve jogos do nada. Sem ele, a Liga Sagres perde uns belos litros de espectadores.

ESD disse...

a liga sagres precisa é de bilhetes mais baratos.


quando as dez assistencias e seis golos por epoca, para um extremo é bom mas relembro-vos que as dez assistencias vem do facto de ser o marcador de cantos e livres do fc porto.

se é verdade que era um jogador que podia resolver um jogo,também é verdade que a espaços conseguiu resolver os tais jogos com a sua técnica. um jogador com as suas capacidades, nua equipa como o fc porto que joga quase sempre ao ataque, era homem para marcar mais de dez golos por ano e fazer mais de 15 assistencias, dado que em portugal nao havia ninguem com a sua tecnica.

o meu desgosto e lamento, é que nos ultimos dois anos tenha deixado de jogar para a equipa e apenas pensar em si e entreter o publico quando precisavamos de ganhar jogos.

voces vem o lado positivo, eu vejo o lado negativo do seu jogo.

e se sou exigente em relação ao quaresma, tal deve-se ao seu arsenal técnico, que , quando colocado ao serviço do colectivo, é uma maravilha, é um gozo para qualquer treinador...

jnb disse...

tu preferes contabilizar as estatisticas, mas eu continuo a dizer que em Portugal ng resolve(ia) jogos como ele.