O laboratório de alcochete













(Este texto é para ti, ò Marques)


O Nuno Assis lá se lixou.
Formado no Sporting - o que por si só já é uma mancha enormíssima no seu passado - agora está de novo suspenso pelo uso de alguma substância ilícita que aparentemente lhe dá super-poderes. Capacidades sobrenaturais que todavia não se transformam em grande coisa dentro das quatro linhas.

Debatia isto com o Pedro Marques (petiz sportinguista que raramente partilha conosco as suas ideias fora da Atmosfera) quando cheguei a uma conclusão com a qual ele discorda: o Nuno Assis é um drogado - mas não foi no Benfica que ganhou o mau hábito.

A realidade cai de novo no erro de demonstrar que o Glorioso é perseguido pelo azar. Parece que para os da Luz é lixado ir buscar jogadores que tenham alguma coisa a ver com o clube dos viscondes. Veio o Dani - que deixou o futebol aos 27 anos para se dedicar a snifar coca - e desapareceu poucos meses depois para o Atlético de Madrid, sem dizer nada a ninguém e sem que ninguém pagasse nada. Veio o Porfírio (que estes olhos que a terra há-de comer apanhou a fumar uma bela ganza num concerto de Queens of The Stone Age, no Paradise Garage, enquanto o Mark Lanegan susurrava "the blind can go get fucked") e não deixou marca alguma a nível futebolístico, saindo depois para um final de carreira deplorável.

Agora chega-nos o Nuno Assis, rapaz dedicado, que joga bastante bem mas não se destaca pela velocidade ou força (atributos que geralmente são beneficiados com o uso de substâncias ilícitas...) e os sportinguistas, como o Marques, passam a chamar-lhe "o drogado". Esperemos que isto não seja apenas a ponta do iceberg, mas parece-me que é cada vez mais perceptível qual a verdadeira vantagem das academias leoninas.

Ao que eles chamam "Academia" chamo eu "Laboratório". É natural que os jogadores do Sporting sejam os maiores - jogam todos quimicamente melhorados. Só que ainda ninguém descobriu que o Figo, Ronaldo, Quaresma ou Simão sofrem do mesmo problema que o Assis.

E aposto que a próxima azeitona a cair da oliveira tem um camisola interior a dizer "Mariana".

Sem comentários: